Premiados em concursos de conhecimento têm chance de acesso à graduação da UFABC – O Grande ABC

Premiados em concursos de conhecimento têm chance de acesso à graduação da UFABC

A Universidade Federal do ABC adotou nova modalidade de acesso à graduação que permite a estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento e competições científicas se matricularem nos cursos interdisciplinares de ingresso. Essa possibilidade começa a valer a partir de 2020 com inscrições abertas até 19 de janeiro, por meio de formulário eletrônico. Podem se candidatar estudantes do Ensino Médio contemplados em concursos promovidos nos três anos anteriores ao de ingresso postulado na UFABC, ou seja, no processo seletivo vigente, valem premiações obtidas de 2017 a 2019 e homologadas até o final deste ano.

Há 20 vagas reservadas para esse novo modelo de seleção, distribuídas entre os quatro cursos interdisciplinares de ingresso, por campus e turno. Os candidatos devem indicar uma única olímpiada ou competição de uma lista pré-definida de concursos nacionais e internacionais. As áreas de conhecimento das competições abrangem matemática, física, biologia, informática, computação, química, robótica, história do Brasil, linguística, astronomia e astronáutica.

Essa reserva não representa acréscimo no número total de vagas oferecido pela UFABC na graduação — esse número permanece em 2.008. Após a confirmação oficial do calendário do Sisu 2020, as próximas etapas desse processo serão divulgadas na página “Ingresso e Seleção” no sítio da UFABC (endereço abaixo). Recomenda-se aos participantes do Enem 2019, interessados em concorrer às vagas para “Premiados em Olimpíadas”, que também se inscrevam e participem do processo regular do Sisu.

Informações complementares sobre inscrição, detalhes e normas para acesso aos cursos de graduação da UFABC estão disponíveis na página prograd.ufabc.edu.br/sisu.

This will close in 10 seconds