Refugiados recebem certificado de curso de Português concluído na UFABC – O Grande ABC

Refugiados recebem certificado de curso de Português concluído na UFABC

A UFABC promoveu a entrega solene de certificados aos estudantes aprovados na segunda edição do curso de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) do Brasil na UFABC. A cerimônia aconteceu no último dia 9, no auditório 1 do campus São Bernardo do Campo. Esta edição do projeto teve 135 crianças e 118 adultos matriculados, além da participação de 55 voluntários de diversas áreas de atuação e formação.

Segundo o professor José Blanes Sala, supervisor do projeto e vice-coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, foi a primeira vez no país que esse programa para refugiados se desenvolveu para atender crianças.  Formaram-se ao todo 92 adultos com certificado e dos 26 que não conseguiram o documento, 70% tinham obtido a certificação na edição passada do curso. Blanes afirma que a UFABC tem uma das menores taxas de evasão do PLAc:  de 130 matrículas de adultos — com lista de espera de 280 interessados — ocorreram 12 desistências, das quais 10 na primeira semana.

Além do supervisor do projeto, a entrega contou com a presença das coordenadoras gerais Camila Nascimento, Júlia Serra e Giovanna Miron, do pró-reitor de Cultura e Extensão da UFABC, Leonardo José Steil e da oficial Gisele Netto do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR-Brasil). Blanes conta que professores da universidade e pessoas da comunidade externa, que colaboram ativamente para o curso, também marcaram presença no evento.

Ele considera a cerimônia um momento importante para a consolidação dos resultados do programa. “Dezenas de pessoas da comunidade externa se envolveram com o projeto, seja no apoio à causa, seja com a doação de recursos materiais, incluindo o lanche para as crianças. Contamos com grande mobilização e articulação de diversos atores para que o projeto atingisse o momento que vive hoje, de sucesso.”

This will close in 10 seconds