Diadema: Programa “É Claro que Fica” instala 250 lâmpadas de LED em 30 dias – O Grande ABC

Diadema: Programa “É Claro que Fica” instala 250 lâmpadas de LED em 30 dias

Foto: Thiago Benedetti

Com o programa “É Claro que Fica”, a Prefeitura de Diadema instalou 250 luminárias de LED em um mês.  A Prefeitura vai atender metade da cidade com luz de LED dentro dos próximos 10 meses e economizar cerca de R$ 2 milhões por ano no orçamento municipal.

“Serão 10 mil novas lâmpadas de LED instaladas no município. Nosso objetivo é ter uma cidade mais iluminada e mais segura para a população, além de economizar recursos para áreas mais prioritárias”, afirmou o prefeito Lauro Michels.

A Secretaria de Serviços e Obras está priorizando a instalação nos pontos de maior passagem de veículos e pedestres, ruas de acesso a prédios públicos que prestem atendimento noturno, como escolas municipais e estaduais, parques e outros. Com investimento de R$ 8,7 milhões, proveniente da arrecadação da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), taxa cobrada automaticamente em todas as contas de energia, a prefeitura vai instalar as luminárias de LED nas principais ruas, avenidas, praças e vielas de todos os bairros da cidade.

“Os serviços foram concluídos no Parque do Paço e na Avenida Sete de Setembro e agora estamos na região central. No início do ano, o programa entra nos bairros”, comentou o secretário de Serviços e Obras, José Marcelo Marquez.

O programa teve início no mês de outubro pelo Parque do Paço, local muito usado para atividade física noturna. Foram instaladas 159 luminárias/projetores. Na Avenida Sete de Setembro, foram instaladas 84 luminárias e sete na Rua General Rondon.

“Eu moro na Avenida Sete Setembro e notei a diferença com as lâmpadas de LED. A avenida inteira está bem iluminada e tem também novas lixeiras. Eu costumo caminhar à noite voltando do trabalho e agora está tudo mais claro”, comentou Taynan Lopes, moradora do Centro.

O programa “É Claro que Fica” inclui a instalação das novas luminárias, serviços de limpeza urbana, poda e de sinalização viária horizontal. Antes da instalação, as vias recebem outras melhorias como limpeza, sinalização de trânsito, poda de árvore, tapa buraco e conserto de calçadas. A Prefeitura adquiriu também 500 novas lixeiras públicas e um mini veículo sinalizador para fazer, mais rapidamente, pinturas de faixa de pedestre e outras demarcações de trânsito.

De acordo com o Plano de Gestão Energética de Diadema, recentemente elaborado por grupo técnico intersecretarial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e em parceria com a Concessionária ENEL, cerca de 60% da conta de luz da Prefeitura é com iluminação pública. Instalar LED nas ruas da cidade é começar a fazer a lição de casa estipulada pelo Plano de Gestão Energética.

Por meio da secretaria de Gestão de Pessoas, a Prefeitura contratou para o programa “É Claro que Fica”, mais 20 bolsistas da Frente de Trabalho, que estão preparando as vias para receber as novas luminárias.

Serviço

Iluminação Pública

Para solicitar reparos de lâmpadas queimadas, informar sobre falta de iluminação, poste caído e outras ocorrências, acompanhar solicitações e fazer reclamações ou elogios, o morador pode utilizar o WhatsApp (9 7300-3455). É preciso enviar dados como nome do solicitante, nome da rua, avenida, travessa ou viela, número da residência ou comércio mais próximo do poste apagado. O canal considera apenas mensagens de texto e foto, ou seja, áudios não são atendidos.

This will close in 10 seconds