São Bernardo é destaque em prêmio nacional de Saúde Bucal – O Grande ABC

São Bernardo é destaque em prêmio nacional de Saúde Bucal

Política pública da Prefeitura foi reconhecida como a 5ª melhor do Brasil no desenvolvimento de serviços de odontologia na rede municipal de Saúde

Referência no desenvolvimento de políticas públicas, São Bernardo mais uma vez obteve destaque em premiação nacional voltada a área da Saúde. Desta vez, o município foi reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como o 5ª melhor do País na área de Saúde Bucal, na categoria acima de 500 mil habitantes, sendo a melhor posicionada entre as cidades do Estado de São Paulo e única do Grande ABC a ser citada no ranking.

Apenas em 2019, este é o segundo prêmio obtido por São Bernardo em reconhecimento das políticas públicas aplicadas pela atual gestão, chefiada pelo prefeito Orlando Morando, nos serviços de Saúde Bucal. Em setembro, a cidade já havia sido eleita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO/SP) como a melhor do Estado de São Paulo também na categoria acima de 500 mil habitantes.

Em ambas as premiações, São Bernardo obteve excelentes resultados na implantação e execução de serviços básicos de odontologia na rede municipal de Saúde, tais como: promoção de Saúde Bucal, Educação Permanente, Assistência Odontológica Básica e Especializada.

“Garantir um melhor atendimento à população e oferecer um serviço de qualidade tem sido um trabalho constante da nossa gestão. E receber essas premiações nos deixa honrados, pois mostra que temos conseguido desempenhar um serviço de qualidade”, afirmou o chefe do Executivo.

MODERNIZAÇÃO – Visando modernizar os serviços ofertados na rede municipal de Saúde, no início deste ano, a Administração municipal anunciou investimento de R$ 614 mil para modernização de 40 consultórios de odontologia na cidade. Tal medida tem possibilitado ao município ampliar sua oferta de atendimentos.

“Avançamos muito no tratamento odontológico na cidade. Nossa cobertura atual é de 40% da população, no início de 2017 esse número era de apenas 27%. Inclusive, atendemos toda a população indígena da nossa cidade, na região do pós-balsa”, avaliou o diretor da Saúde Bucal, Dr. Mario Chekin.

Atualmente, 380 profissionais trabalham na Saúde Bucal em São Bernardo. As 34 UBSs ofertam o serviço de odontologia. Além disso, a população conta com 3 Centros Especializados de Odontologia, que realizam consultas, cirurgias, endodontia e próteses dentárias. Recentemente, as equipes realizaram uma força-tarefa que resultou em 150 atendimentos e 120 cirurgias de bucomaxilo.

Receber esse reconhecimento estadual e nacional  nos orgulha muito e demonstra o quanto estamos empenhados em ofertar um serviço de qualidade, sempre ao comando de uma importante gestão do prefeito Orlando Morando, quando o assunto é orçamento municipal”, mencionou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

This will close in 10 seconds