São Bernardo lidera redução do número de mortes no trânsito do Grande ABC – O Grande ABC

São Bernardo lidera redução do número de mortes no trânsito do Grande ABC

Com adoção de diversas ações preventivas voltadas à segurança viária, São Bernardo liderou no primeiro semestre deste ano a redução do número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em todo o Grande ABC. De janeiro a junho, o município reduziu em 24% os casos de óbitos, na comparação com o mesmo período do ano passado. A quantidade de ocorrências caiu de 45 para 34 no período. As informações constam no relatório divulgado, nesta sexta-feira (19/7), pelo Governo do Estado, por meio da ferramenta Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Segundo o levantamento, em junho, a cidade de São Bernardo reduziu em 69% o número de óbitos no seu sistema viário – caiu de 13 para 4, no comparativo com o mesmo mês de 2018.

Com este resultado, a cidade alcançou a sua queda consecutiva de redução de ocorrências no município. Em maio, São Bernardo já havia reduzido em 33% o volume de mortes, na comparação anual.

A queda reflete os resultados obtidos pela atual gestão com a implantação de diversas ações voltadas à segurança viária, aliadas a conscientização de pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas.

“Essas reduções mostram o efeito positivo causado pelas ações preventivas que temos desenvolvido junto aos motoristas e pedestres de São Bernardo. Temos atuado de maneira efetiva ao lado da população na conscientização de todos para ter um trânsito mais seguro”, afirmou o prefeito Orlando Morando.

Atualmente, a Prefeitura de São Bernardo mantém um intenso trabalho de manutenção de toda sinalização de trânsito da cidade, com repintura de faixas de pedestres, limpeza de placas, recolocação de placas danificadas, instalação de semáforos e travessias elevadas, que atendem a todas as regiões da cidade durante o ano.

CAMPANHA – Em maio, durante cinco semanas, a Administração municipal reforçou as ações educativas durante a campanha Maio Amarelo, que buscou chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.  Como resultado deste trabalho, São Bernardo registrou naquele período o menor índice de mortes registrado pelo município para o mês desde 2015, quando o Palácio dos Bandeirantes passou a divulgar estatísticas a respeito de ocorrências viárias. Em cinco anos, o comparativo apontou recuo de 40% em ocorrências (2015 -10 óbitos e 2019 – 6 óbitos).

EDUCAÇÃO – Com a finalidade de incentivar a convivência mais pacífica e segura entre motoristas e pedestres, a Prefeitura de São Bernardo reativou ainda, em 2017, o Centro de Reflexão de Trânsito (CRT). O espaço oferece atividades educativas para alunos do Ensino Infantil e Fundamental das escolas municipais e particulares.

Comments are closed.

This will close in 10 seconds