Ribeirão Pires aprova leis de prevenção ao câncer de pele e de próstata – O Grande ABC

Ribeirão Pires aprova leis de prevenção ao câncer de pele e de próstata

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires deu um passo importante na luta contra o câncer. A Casa Legislativa aprovou na última semana dois projetos de autoria do vereador Amaury Dias (PV), instituindo no município campanhas de prevenção ao câncer.

A primeira lei institui na Estância Turística de Ribeirão Pires o Novembro Azul. A partir deste ano, a Prefeitura fica obrigada a promover ações no Mês de Conscientização Contra o Câncer de Próstata e Promoção da Saúde do Homem, através de palestras, campanhas e abordagem dessa importante parcela da população.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do biênio 2018/2019, seja diagnosticado 68.220 novos caso de câncer de próstata no Brasil, e projeta que cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, portanto, a necessidade de instituir o programa.

Outra legislação de autoria do parlamentar e aprovada pela Câmara de Vereadores institui no Calendário Oficial do Município, o Dezembro Laranja, mês que será voltado à conscientização contra o câncer de pele. Segundo o Ministério da Saúde, é o câncer mais frequente no Brasil, mais comum em pessoas com mais de 40 anos, causado principalmente pela exposição ao sol.

“Fico feliz em poder afirmar de que nos meses de novembro e dezembro terão muitas ações, palestras e cuidados mais detalhados em prevenção à saúde, assim como é o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, na qual o assunto tratado foi o suicídio e a prevenção ao câncer de mama”, diz Amaury Dias.

This will close in 10 seconds